PRAIA DA COSTA
ITAPUÃ
ITAPARICA
LABORATÓRIO
SOCIAL VALE
• REALIZAÇÃO: 2019
• STATUS: Concluído.
• LOCALIZAÇÃO: Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, Vila Velha - ES
• DIMENSÃO: variadas
• PARCEIROS: Ateliê de Idéias; Vale, Emau - Célula, Zona Verde, Movive, Quintal de Ideias, Cidade Quintal, UMEF Thelmo Torres, Cond. Mar Azul II, PMVV, Ubuntu, Moviment_Academia, Timoneiro Restaurante, Laramar, Associação de moradores da Praia da Costa, Conluz, Kiosque Kanto da Praia, Coletivo Mão na Massa e Art oi.
• PATROCINADORES: Vale
• PROPOSTAS:
PRAIA DA COSTA
O projeto contempla uma linda obra de arte no arco do grupo @cidadequintal, e a pedido dos moradores o palete parque executou bancos com encosto para a contemplação da paisagem e melhor conforto no espaço, e ainda o projeto contém uma rosa dos ventos, paraciclos e iluminação noturna executada pela equipe do palete parque.⠀Como foi citado, esse projeto foi concebido em várias mãos, em especial pelo ubuntuvv, celulaemau e outros parceiros.
ITAPUÃ
O projeto consiste em uma revitalização de um espaço público que havia se transformado em um ponto viciado de lixo. Através da iniciativa de moradores em humanizar o espaço com vegetação e pneus, foi identificada uma potencialidade do local para receber investimentos de revitalização.
Através da UMEF Thelmo Torres e o escritório modelo de arquitetura da UFES Célula EMAU, foi possível elaborar um projeto que contemplasse os anseios dos moradores locais.
O projeto consiste em um espaço para pequenas apresentações da UMEF e área de lazer para as crianças do local, contendo uma arquibancada interativa, um palco, grama sintética, projeto paisagístico e iluminação ligada a rede pública de energia. Além de uma tela de aço para que futuramente as plantas da espécie ipoméia rubra possam humanizar mais ainda o espaço.
ITAPARICA
A proposta para Itaparica implica em requalificação de um ponto de ônibus localizado na Avenida João Mendes, bem em frente à Escola Agenor Roris. Anteriormente, o ponto de ônibus contava apenas com uma placa indicativa, localizada em um talude, sem qualquer instalação além da placa, não havendo, portanto, espaço adequado para que os alunos possam esperar a condução em segurança. Por conta dessa precariedade, o projeto de construção de um abrigo foi o escolhido durante o processo do Laboratório Social.